Mais de 170 pessoas participaram do primeiro Minicurso sobre a Plataforma da Qualidade do Ar

Evento on-line e gratuito promovido pelo IEMA mostrou dados da poluição do ar no país

O Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) realizou o primeiro Minicurso Plataforma da Qualidade do Ar no dia 25 de fevereiro. No total, 178 pessoas assistiram à palestra de duas horas sobre como está a qualidade do ar no país e como usar a Plataforma da Qualidade do Ar, desenvolvida pelo IEMA. O evento foi on-line e gratuito. 

Durante a apresentação, David Tsai, gerente de projetos do IEMA e quem ministrou o minicurso, ressaltou que o monitoramento da qualidade do ar ainda é insuficiente no país. “Não temos nenhuma estação na Região Norte, por exemplo.” Além disso, alguns estados não têm ferramentas diretas para a  publicação de dados. A Plataforma, porém, apoia esses estados a disponibilizar tais informações, como é o caso de Pernambuco. 

A qualidade do ar reflete uma condição instantânea. Ela é influenciada pelas emissões de poluentes atmosféricos, como material particulado (MP), além das condições meteorológicas. Portanto, a qualidade do ar pode ser considerada adequada em um dia, enquanto em outro pode piorar a depender desses fatores citados. É importante distinguir emissões de poluentes de emissões de gases de efeito estufa (GEE). Diferentemente dos poluentes que prejudicam a qualidade do ar em um momento, os GEE não são tóxicos, mas afetam de maneira cumulativa e duradoura o clima global.

O evento foi voltado para o público técnico como colaboradores do poder público, pesquisadores, estudantes, organizações da sociedade civil e demais interessados em informações sobre a poluição do ar, que impacta diretamente a saúde da população. Na ocasião, as principais potencialidades da ferramenta foram apresentadas, com o objetivo de fomentar as diversas aplicações científicas ou auxiliar na elaboração de políticas públicas.

Sobre a Plataforma da Qualidade do Ar

A Plataforma da Qualidade do Ar, ferramenta criada e mantida pelo IEMA, auxilia o poder público na divulgação dos dados de qualidade do ar – compilando, tratando e publicando na internet as informações –, apoia a transparência dos dados da poluição do ar, fornece o acesso às informações para toda a população e ajuda a visibilizar possíveis políticas públicas para melhoria do ar e da saúde dos habitantes das regiões afetadas. Ela é atualizada anualmente. Conheça: https://energiaeambiente.org.br/qualidadedoar