Conselhos

Conselho Diretor

Georgia Pessoa

Georgia Pessoa

É presidente do Conselho Diretor do IEMA. Foi assessora jurídica do WWF Brasil, trabalhou na Fundação Moore como Gerente de Programas na Iniciativa Andino-Amazônica e foi representante no Brasil da Iniciativa Climática para América Latina (LARCI). Integrou, ainda, a equipe do FUNBIO, foi Diretora no Brasil da RARE e atuou na área ambiental da Fundação Roberto Marinho. Atualmente, também participa do Instituto Humanize.
Ademilson Zamboni

Ademilson Zamboni

É oceanólogo, Mestre e Doutor em Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo. De 1995 a 2000 foi professor e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande na área de poluição marinha e impactos de atividades portuárias. Em 2001, no Ministério do Meio Ambiente ocupou cargo no Programa Nacional de Gestão Costeira e Marinha, formulando e implementando políticas públicas, para o planejamento territorial e setorial costeiro. Representando o Ministério foi Coordenador do GI-GERCO no âmbito da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, e liderou planos e projetos de escala nacional voltados à gestão ambiental portuária, mapeamento de sensibilidade ambiental da Costa Brasileira a derrames de óleo, Programa REVIZEE entre outros. No Conselho Nacional de Recursos Hídricos, Zamboni foi coordenador da Câmara Técnica de Integração de Bacias Hidrográficas e Zona Costeira, articulando propostas de resoluções no CNRH. De 2008 até 2017, trabalhou no Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) onde foi Coordenador de Articulação Institucional e Diretor Administrativo. Desde 2018 é Diretor-Geral da Oceana no Brasil, a maior organização não governamental sem fins lucrativos, exclusivamente dedicada à proteção dos oceanos.
Alexandre Mansur

Alexandre Mansur

É diretor do Mundo Que Queremos, agência especializada em transformação socioambiental. Jornalista especializado em sustentabilidade, trabalhou durante 30 anos em grandes veículos de imprensa como Veja, Época e Jornal do Brasil. É membro do conselho da Rede Pró Unidades de Conservação, da Fundação Grupo Boticário e da Iniciativa Verde. Formado em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), tem MBA em Gestão da Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas. Mantém a coluna Ideias Renováveis na Revista Exame.
Joseph Ryan

Joseph Ryan

Diretor Executivo de Iniciativas Globais da Energy Innovation, gerencia recursos para organizações dedicadas a rápida adoção de políticas climáticas setoriais em países-chave em todo o mundo, com foco à redução de emissões de carbono. Foi Vice Presidente executivo da Securing America's Future Energy, dedicada a reduzir a dependência de petróleo no setor de transportes nos EUA. Lançou a iniciativa climática da National Audubon Society depois de passar 15 anos no setor filantrópico, no qual atuou como vice-presidente para a América Latina e Oficial de Programas na ClimateWorks e Diretor de Programas e Diretor Geral para a América Latina no Programa de Meio Ambiente da Fundação Hewlett. Desempenhou um papel relevante no apoio a projetos para melhoria da qualidade do ar, redução das emissões de veículos e adoção de tecnologias mais limpas para veículos pesados. Seu trabalho contribuiu para importantes mudanças na política ambiental no México, Brasil e China. Tem Ph.D. em história econômica pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles.
Margarita María Parra

Margarita María Parra

Diretora de Programas Internacionais para a Clean Energy Works. Margarita apoia a implementação de iniciativas em transporte sustentável visando reduzir a poluição atmosférica e emissões de GEE na América Latina e os Estados Unidos. Trabalhou para duas fundações, a Climate Works e a Hewlett Foundation por dez anos e, antes, para ICLEI Governos Locais pela Sustentabilidade por sete anos. Também atuou como consultora para organizações como Greenpeace Internacional, Climate Action Reserve, e Rainforest Action Network, entre outros, no desenvolvimento de estratégias para reduzir as emissões de carbono na América Latina. É engenheira química pela Universidade Nacional da Colômbia em Bogotá, e mestre em engenharia ambiental pela Universidade de Canterbury, Nova Zelândia. É diplomada em população e desenvolvimento sustentável pelo Centro de Estudos de Desenvolvimento em Trivandrum, na Índia.
Sérgio Valdir Bajay

Sérgio Valdir Bajay

Engenheiro e mestre em engenharia mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e PhD em engenharia pela University of Newcastle upon Tyne, Inglaterra. Professor do curso de engenharia mecânica da Unicamp de 1974 a 2009. Fundador e professor do curso de pós-graduação em planejamento de sistemas energéticos daquela Universidade. Criador e pesquisador sênior do NIPE – Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético da Unicamp. Bajay foi Diretor do Departamento Nacional de Políticas Energéticas do Ministério de Minas e Energia de 2001 a 2002. Pesquisador e consultor, desde 1982, nas áreas de formulação de políticas e planejamento energético, e regulação de mercados de energia, junto a órgãos governamentais e empresas, estatais e privadas. Também foi membro do Conselho Consultivo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) de 2008 a 2010. Presidente da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético (SBPE) entre 2012 e 2014, membro do Conselho de Política Energética (CEPE) do Estado de São Paulo desde abril de 2011, além de participar do Comitê Gestor de Indicadores de Eficiência Energética (CGIEE) desde 2013.
Tasso Rezende de Azevedo

Tasso Rezende de Azevedo

Engenheiro Florestal pela USP, consultor e empreendedor social em questões de sustentabilidade, foi o CEO da Imaflora de 1995 a 2003. Durante 2003-2008, foi diretor do Serviço Florestal Brasileiro do Ministério do Meio Ambiente. Membro de Conselhos de Administração de ONGs e instituições importantes como IMAZON e MMA. Atualmente é Coordenador do SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões de GEE) do Observatório do Clima.

Conselho Fiscal

Carlota Aquino

Historiadora, possui especialização em gestão ambiental pela Faculdade de Saúde Pública (USP) e em administração de organizações sociais pela FIA (USP). Atuou no Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) como Gerente Administrativa e Financeira (2003 até 2007), Gerente de Desenvolvimento Organizacional (2011 até 2014) e Coordenadora Executiva interina (2013 até 2014). Foi membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (ABONG) entre 2006 e 2014.

João Maurício Teixeira da Costa

Bacharel em Administração de Empresas pela FGV-SP e mestre em Relações Internacionais pela Yale University. Foi pesquisador do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, secretário de redação da revista Política Externa e chefe da sucursal de São Paulo do site de notícias oeco