Avaliação e proposição de políticas públicas para a transição energética nos transportes
Os sistemas de transportes são responsáveis por mais da metade do consumo de combustíveis fósseis no Brasil. Além disso, estão diretamente associados à poluição do ar nas grandes cidades. Por isso, a transição para fontes de energia menos emissoras nos automóveis, ônibus e caminhões é considerada como um passo necessário para a redução do impacto socioambiental.
O termo “transição” é aqui utilizado para se referir também à eficiência energética decorrente de: inovações tecnológicas em veículos; escolha por modos de transporte menos intensivos em consumo de energia; e uso racional dos modos de transporte intensivos em consumo de energia.
O Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) já possui um histórico de análises relacionadas a políticas públicas no âmbito do emprego de energia e emissões atmosféricas. O que se pretende com esta linha de ação é que a organização passe a incorporar impactos sociais e econômicos em suas avaliações, tais como emprego, tarifas de transporte e aspectos do orçamento público.
Publicações relacionadas
Perspectivas para uma Transição Energética Justa no Transporte Público Coletivo no Brasil (2022)
Apoio ao MPF e ao MMA na definição dos limites de emissões Euro V para veículos pesados (2015)