Elaboração de inventários de emissões de poluentes atmosféricos e gases de efeito estufa

A elaboração de inventários de emissões atmosféricas são instrumentos essenciais para formulação e avaliação de políticas públicas orientadas tanto para a melhoria da qualidade do ar como para ações de mitigação das mudanças climáticas. Ao quantificar a importância relativa das fontes emissoras auxilia na atribuição de responsabilidades e no estabelecimentos das ações de controle prioritárias.
Atualmente, os inventários disponíveis para a sociedade brasileira e para o poder público, em muitos casos, apresentam informações agregadas e/ou pouco desagregadas. Esse fato pode ser evidenciado, por exemplo, pelo escasso número de inventários de transportes em regiões metropolitanas com informações desagregadas por categorias de veículos, gerações tecnológicas, e tipo de combustíveis. Assim, os inventários, quando disponíveis, geralmente são insuficientes para subsidiar a formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas.
Ao longo de sua trajetória, o IEMA acumulou sólida experiência e conhecimento na elaboração de inventários, sendo frequentemente demandado a apoiar o poder público e a sociedade civil na elaboração de inventários.
Publicações relacionadas
Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários (MMA, 2011 e 2014);
Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas do Transporte Ferroviário de Cargas (ANTT, 2012);
Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas da Aviação Civil (ANAC, 2015);
Inventário de Emissões Atmosféricas do Transporte Rodoviário de Passageiros no Município de São Paulo (2017);
SEEG Monitor Elétrico;
SEEG I-VI.