Universalização da energia elétrica

Apoio à universalização do acesso à energia elétrica

A regulamentação do segmento elétrico estabelece que as empresas distribuidoras têm a incumbência de atender a todas as demandas de seus mercados. Essa responsabilidade é executada mediante a definição de metas anuais de atendimento, mantendo o equilíbrio financeiro das distribuidoras e evitando impactos tarifários aos consumidores.

Na Amazônia, parte da população vive em regiões com baixa densidade demográfica, afastadas das sedes municipais. O que dificulta ter acesso à energia elétrica de qualidade e, inclusive, que permita gerar produção própria. Portanto, a disponibilidade de serviços públicos de energia elétrica precisa ser garantida por meio da implementação de sistemas de geração descentralizada de pequena escala.

Assim, o IEMA se concentra no aprimoramento de políticas públicas para o acesso universal à eletricidade no país, com foco na Amazônia Legal. A organização realiza estudos para entender quem está sem o direito fornecido de maneira pública, a quantidade de recursos necessários para fornecer energia elétrica de qualidade, os impactos socioambientais referentes a essas ações que já poderiam ser evitados.

Fundamentado nessas análises, o IEMA apresenta estratégias para enfrentar os obstáculos presentes, visando aprimorar o cenário regulatório e as diretrizes governamentais referentes à disponibilidade de eletricidade. O propósito consiste em impulsionar a universalização do acesso à energia elétrica de maneira mais eficaz, abrangente, respeitosa e sustentável, abarcando todas as fases de implementação dos sistemas.

Publicações relacionadas

Sistemas fotovoltaicos na Amazônia Legal: avaliação e proposição de políticas públicas de universalização de energia elétrica e logística reversa (2023)

Exclusão elétrica na Amazônia Legal: quem ainda está sem acesso à energia elétrica? (2020)

Avaliação de impacto socioambiental da introdução de sistemas fotovoltaicos no Território Indígena do Xingu (2019)

Aprendizados e desafios da inserção de tecnologia solar fotovoltaica no Território Indígena do Xingu (2019)

Como a energia renovável pode beneficiar o Território Indígena do Xingu (2019)

Acesso aos serviços de energia elétrica nas comunidades isoladas da Amazônia: mapeamento jurídico-institucional (2018)

Carta aberta de grupo de organizações pelo acesso à energia elétrica na Amazônia (Feira Energia e Comunidades) (2019)