Inventários de poluentes e GEE

Elaboração de inventários de emissões de poluentes atmosféricos e gases de efeito estufa

A elaboração de inventários de emissões atmosféricas é essencial para desenvolver e avaliar políticas públicas voltadas tanto para aprimorar a qualidade do ar quanto para mitigar as mudanças climáticas. Ao quantificar a contribuição relativa das fontes emissoras, esses inventários ajudam a atribuir responsabilidades e a definir ações de controle prioritárias.

Atualmente, os inventários disponíveis para a sociedade brasileira e as autoridades públicas muitas vezes apresentam informações agregadas ou pouco detalhadas. Isso é evidente, por exemplo, pelo escasso número de inventários de transportes em regiões metropolitanas com informações desagregadas por categorias de veículos, gerações tecnológicas e tipo de combustíveis. Consequentemente, quando disponíveis, os inventários de emissões atmosféricas são geralmente insuficientes para subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas.

Ao longo de sua trajetória, o IEMA acumulou experiência e conhecimento substanciais na elaboração de inventários, sendo frequentemente convocado para auxiliar as autoridades públicas e a sociedade civil nesse processo.


Publicações relacionadas

Análise das emissões de gases de efeito estufa e suas implicações para as metas climáticas do Brasil 1970-2021 (2023)

2º Inventário de emissões atmosféricas em usinas termelétricas (2022)

Desafios e Oportunidades para Redução das Emissões de Metano no Brasil (2022)

Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários (MMA, 2011 e 2014)

Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas do Transporte Ferroviário de Cargas (ANTT, 2012)

Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas da Aviação Civil (ANAC, 2015)