Quais temas foram mais presentes na COP25

IEMA esteve presente no evento em Madri para acompanhar os debates relacionados à área de transportes

O IEMA esteve presente na primeira semana da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2019, COP25! Os debates acabam dia 13 de dezembro. Essa foi a primeira vez que a organização participou desse encontro mundial sobre como reduzir as emissões de carbono resultado de ações humanas. No radar estavam informações relacionadas a transporte em geral e a energia elétrica.

Na primeira semana, acontecem diversos eventos e palestras ao mesmo tempo sobre diversos assuntos relacionados ao clima. Segundo o governo brasileiro, nessa primeira semana os diplomatas do país negociam acordos com informações prévias com demais países do mundo relacionados à redução das emissões. Na segunda, além dos debates, os políticos das nações costumam estar mais presentes para finalizar acordos e dar depoimentos.

Sobre os temas transportes e energia elétrica, podemos afirmar que alguns estiveram mais presentes: mobilidade urbana, mobilidade ativa, geração de energia limpa, justiça climática, transporte público, transporte de passageiros, eletrificação, transição justa, resiliência climática, qualidade do ar e saúde. Parece que saúde e transição justa estarão ainda mais presentes no próximo ano. A aguardar os resultados.