Transição energética nos transportes

Avaliação e proposição de políticas públicas para a transição energética nos transportes

Os sistemas de transportes são responsáveis por mais da metade do consumo de combustíveis fósseis no Brasil. Além disso, estão diretamente associados à poluição do ar nas grandes cidades. Por isso, a transição para fontes de energia menos emissoras nos automóveis, ônibus e caminhões é considerada como um passo necessário para a redução do impacto socioambiental.

O termo “transição” é aqui utilizado para se referir também à eficiência energética decorrente de:  inovações tecnológicas em veículos; escolha por modos de transporte menos intensivos em consumo de energia; e uso racional dos modos de transporte intensivos em consumo de energia.

O Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) já possui um histórico de análises relacionadas a políticas públicas no âmbito do emprego de energia e emissões atmosféricas. O que se pretende com esta linha de ação é que a organização passe a incorporar impactos sociais e econômicos em suas avaliações, tais como emprego, tarifas de transporte e aspectos do orçamento público.

Publicações relacionadas

Perspectivas para uma Transição Energética Justa no Transporte Público Coletivo no Brasil (2022)

Transição da indústria automotiva brasileira: desafios e perspectivas para uma conversão alinhada à mobilidade inclusiva e de baixas emissões (2021)

Estimativa dos impactos na demanda de combustíveis e nas emissões atmosféricas decorrente da implantação de faixas exclusivas de ônibus em São Paulo (2017)

Apoio ao MPF e ao MMA na definição dos limites de emissões Euro V para veículos pesados (2015)

Avaliação dos padrões de emissões veiculares Euro VI (2015)

Estimativa dos impactos na demanda de combustíveis e nas emissões atmosféricas decorrente da implantação do Plano de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte (2014)