IEMA promove segunda edição do minicurso on-line para conscientização sobre a poluição do ar

Quase 90 pessoas participaram da formação gratuita

O Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) realizou a segunda edição online do Minicurso Plataforma da Qualidade do Ar, no dia 29 de setembro. O evento liderado por  Helen Sousa, especialista em qualidade do ar no IEMA, e David Tsai, gerente de projetos da organização, teve como objetivo difundir conceitos essenciais sobre o monitoramento da qualidade do ar e demonstrar o uso da Plataforma da Qualidade do Ar, desenvolvida e administrada pelo próprio IEMA, para acompanhar a poluição do ar no Brasil.

A segunda edição do minicurso contou com a participação de 87 pessoas, incluindo estudantes do ensino médio à pós-graduação, pesquisadores, jornalistas, gestores públicos, ativistas ambientais e interessados em geral. “A população tem o direito de saber como está a qualidade do ar. Acompanhá-la pode auxiliar na implementação de programas de proteção da população a limitar as emissões”, ressalta Sousa.

Durante o minicurso, os participantes puderam explorar uma série de tópicos como: Conceitos básicos sobre a qualidade do ar, como é realizado o monitoramento, os padrões de qualidade do ar no Brasil e diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, foi apresentado a importância da Plataforma da Qualidade do Ar, gerando uma compreensão prática de como analisar dados e entender a situação da poluição do ar no país; e, a importância da comunicação eficaz dos riscos à população, apresentando notas técnicas que o IEMA vem desenvolvendo a partir da plataforma.

O minicurso também pincelou os desafios específicos enfrentados na Região Norte do Brasil, onde a população está dispersa, e as queimadas florestais representam uma ameaça constante. Com episódios agudos que afetam tanto as grandes cidades quanto às populações rurais, a criação de uma rede eficiente de monitoramento torna-se um desafio significativo. “O ideal seria montar uma rede capaz de gerir bem a qualidade do ar no vasto território afetado pelas queimadas”, conta Tsai.

Compromisso

A Plataforma da Qualidade do Ar, uma iniciativa do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), visa ampliar o conhecimento da sociedade acerca da qualidade do ar que se respira no Brasil. Em parceria com órgãos públicos ambientais, o IEMA coleta, organiza, analisa e disponibiliza dados referentes ao monitoramento da qualidade do ar no país. A plataforma inclui séries históricas de concentração de poluentes, provenientes de diversas estações de monitoramento. Por meio dela e suas ações decorrentes, o IEMA reitera sua missão de adequar a qualidade do ar nas grandes aglomerações urbanas brasileiras às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).