Informação à sociedade sobre a qualidade do ar
Ao longo de sua trajetória, o IEMA acumulou sólida experiência e conhecimento na compilação e divulgação dos dados de monitoramento da qualidade do ar no Brasil. Como decorrência, é frequentemente demandado a ampliar a divulgação dessas informações pelos próprios órgãos ambientais e a contribuir em debates relacionados com o tema.
O monitoramento é uma importante ferramenta da gestão da qualidade do ar, pois permite acompanhar os níveis de poluentes na atmosfera, identificando potenciais ameaças à saúde humana e ao meio ambiente. Além disso, é essencial para informar aos cidadãos sobre os riscos aos quais estão expostos, ponderar os riscos de uma nova fonte de emissão em áreas específicas e facilitar a identificação da contribuição de cada fonte.
Outras vantagens do monitoramento da qualidade do ar incluem o apoio ao desenvolvimento de políticas públicas e à definição de prioridades para ações de gestão. Adicionalmente, a coleta dessas informações contribui para a construção de bancos de dados relevantes, empregados para planejamento de tráfego e ordenamento do uso do solo, visando a um desenvolvimento mais sustentável e equilibrado.
Publicações relacionadas
1º Diagnóstico da Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar (2014)