Encontro discute energia renovável em comunidades remotas na Amazônia

Evento propõe construção de soluções e de políticas públicas

O II Encontro Energia & Comunidades vai reunir, em Belém, de 9 a 11 de maio, lideranças de comunidades remotas e municípios com sistemas isolados de energia da Amazônia, gestores públicos da Amazônia Legal, representantes de ministérios e órgãos de todas as esferas de poder. O objetivo do encontro é ampliar o debate sobre planejamento energético e políticas públicas de acesso à energia renovável, trazendo a perspectiva da energia como um direito também das pessoas que vivem nos estados com menores índices de conexão. Inscreva-se: https://www.energiaecomunidades.com.br/evento/ .

O evento será marcado por interações que promovam os diálogos por meio de rodas de conversas com representantes de comunidades remotas e que precisam de sistemas isolados de energia elétrica, prioritariamente povos indígenas, extrativistas e quilombolas. A partir dessas conversas, os grupos formados e redes presentes pretendem incidir nas políticas públicas para a universalização de energia, com foco em renováveis, e para apresentar soluções para a Região Norte.

Estarão presentes cerca de trezentos representantes das populações extrativistas, indígenas, quilombolas da região amazônica, beneficiárias ou a serem beneficiadas pelos programas de universalização do acesso à energia elétrica. Outra meta é exigir maior transparência das distribuidoras de eletricidade para garantir o acesso à energia e um melhor atendimento aos serviços energéticos, dimensionados para as necessidades básicas e produtivas das comunidades.

O primeiro Encontro Energia & Comunidades foi realizado em 2019, em Manaus (AM). Ele é realizado pelas organizações representativas dos beneficiários Coiab, Fepipa, Conaq, Malungo, CNS e pela Rede Energia e Comunidades, formada por um grupo de organizações atentas à causa do pleno direito à energia limpa e sustentável, conforme preconiza a legislação brasileira e o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) número sete da Organização das Nações Unidas (ONU).

Fazem parte da rede: Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Frente por uma Nova Política Energética para o Brasil, Fórum de Energias Renováveis de Roraima, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Instituto Clima e Sociedade (iCS), Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), International Energy Initiative – IEI Brasil, Instituto Socioambiental (ISA), Litro de Luz, Projeto Saúde e Alegria (PSA) e WWF-Brasil.