IEMA seleciona consultoria para desenvolver caderno técnico de gestão de demanda de viagens

Encerrado

TDR nº 01/2016 Qualidade e preço

O IEMA – Instituto de Energia e Meio Ambiente seleciona consultoria em planejamento de transportes e/ou mobilidade urbana para elaboração de caderno técnico de referência sobre gestão da demandas de viagens, desenvolvido no contexto do Programa Mobilidade Urbana de Baixo Carbono para Grandes Cidades). O prazo para apresentação das propostas foi prorrogado para dia 24/05/2016, até às 18 horas.

O Programa Mobilidade Urbana de Baixo Carbono para Grandes Cidades Brasileiras é resultado do Convênio de Financiamento não Reembolsável de Investimento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) – BR G 1006 / nº BR 1471, celebrado entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Ministério das Cidades (MCidades) e o Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), com o objetivo de incorporar a redução das emissões de GEEs e poluentes locais nos projetos e ações de mobilidade urbana no Brasil, associada à promoção da melhoria do transporte público e do transporte não motorizado, principalmente nas médias e grandes cidades do país.

O Caderno tem a finalidade de orientar os gestores e técnicos municipais e metropolitanos, em apoio à efetivação da PNMU, no conhecimento, planejamento, implantação e avaliação de medidas e instrumentos de gestão da demanda de viagens.

Objetivos específicos:
• Identificar e promover os benefícios sociais, econômicos e ambientais das medidas de gestão da demanda de viagens, incluindo os relacionados à redução de GEEs e poluentes locais.
• Sistematizar as etapas de planejamento e implementação das medidas, considerando atividades como: diagnóstico, definição de objetivos e metas, escolha dos programas, medidas e instrumentos, estimativa de impactos, implantação, operação e fiscalização, avaliação, parcerias e participação social, entre outras;
• Integrar a gestão da demanda de viagens no planejamento da mobilidade urbana e do uso e ocupação do solo, visando a redução do número e distância das viagens, e mudança modal para modos coletivos e não motorizados;
• Apresentar boas práticas nacionais e internacionais.

Os interessados deverão registrar-se (cadastrar login e a senha) para fazer o download dos documentos abaixo. Este cadastro prévio permite que o interessado acesse à área restrita todas as vezes que entrar no site do IEMA.

Edital e Termo de Referência Caderno de TDM
Minuta do Contrato CTR Gestão de Demanda de Viagens
Prorrogação de prazo para entrega das propostas
Primeira Nota Informativa Edital nº 01/2016
Esclarecimentos aos Interessados nº02
Resultado de Habilitação Jurídica e Fiscal – TR 01/2016
Comunicado de Classificação Final