IEMA promove segunda edição do minicurso on-line sobre a Plataforma da Qualidade do Ar

Inscrições para o evento gratuito estão abertas; encontro também abordará conceitos sobre como avaliar a qualidade do ar

Em celebração ao Dia Internacional do Ar Limpo, comemorado no 7 de setembro, que busca alertar sobre os problemas relacionados à poluição do ar, o Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) realiza a segunda edição on-line do Minicurso Plataforma da Qualidade do Ar no dia 29 de setembro (sexta-feira), das 10h até 12h. O encontro oferecido pela organização abordará conceitos essenciais sobre o monitoramento do problema e mostrará como utilizar a Plataforma da Qualidade do Ar para analisar dados e entender como está a poluição no Brasil. Inscreva-se gratuitamente: www.bit.ly/cursoqar 

O minicurso abordará informações sobre os principais poluentes atmosféricos monitorados, seus impactos na saúde, os padrões de qualidade do ar no Brasil e as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a qualidade do ar. Além disso, demonstrará como realizar consultas sobre a qualidade do ar utilizando a plataforma do IEMA.

Ele será ministrado por Helen Sousa, especialista em qualidade do ar no IEMA, e David Tsai, gerente de projetos do instituto. Tem como público-alvo especialistas que atuam próximos à área como: estudantes do ensino médio à pós-graduação, pesquisadores, jornalistas, formadores de opinião em geral, gestores públicos e ativistas ambientais. No entanto, demais interessados sobre a qualidade do ar no Brasil também são bem-vindos. Vale lembrar que será oferecido certificado para quem solicitar.

O objetivo do encontro é transmitir os conceitos chaves do tema para que os participantes se aproximem mais do assunto e, acima de tudo, fomentar as mais diversas aplicações científicas, políticas ou sociais a partir dos dados disponibilizados na Plataforma da Qualidade do Ar, que reúne e padroniza as informações do monitoramento da qualidade do ar gerados pelo poder público. 

A Plataforma foi concebida e é administrada pela equipe do IEMA, que dialoga com cada instituição estadual gestora da qualidade do ar como os Órgãos Estaduais de Meio Ambiente (OEMAs), firmando parcerias para o compartilhamento de dados. Atualmente, estão disponíveis informações sobre o ar do Distrito Federal e dos estados: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Dia Internacional do Ar Limpo

O tema deste quarto Dia Internacional do Ar Limpo para um Céu Azul, promulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), apela para que todos se envolvam no esforço global: Juntos pelo Ar Limpo. A data enfoca a necessidade de parcerias sólidas, maiores investimentos e responsabilidade compartilhada para superar a poluição do ar. 

A data destaca a importância da ciência e das comunidades trabalhando unidas para cumprir a Agenda 2030, que defende o direito a um ambiente saudável, especificamente no que se refere à qualidade do ar. Segundo a OMS, 99% da população mundial respira um ar poluído. Vale lembrar que a poluição do ar, como decorrente de queimadas ou da emissão de veículos como carros, ultrapassa territórios, sem respeitar barreiras políticas.