Transporte limpo: IEMA dá treinamento a operadoras de ônibus

Todas as operadoras da capital paulista participaram de capacitação na SPTrans sobre ferramenta que auxiliará a troca por frota menos poluente

Estiveram presentes 58 pessoas, incluindo representantes de todas as operadoras da cidade de São Paulo, na oficina de treinamento para o uso da PlanFrota realizada pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) na SPTrans, sexta-feira, dia 8. Durante o evento, cada operadora recebeu a ferramenta e poderá usá-la para planejar a renovação da sua frota. A PlanFrota desenvolvida pelo IEMA também será empregada pela São Paulo Transporte (SPTrans) para verificar os planos de renovação de frota de ônibus que as empresas devem submeter, a fim de cumprir a Lei Municipal 16.802 de 2018, que prevê a redução gradual de emissões de poluentes e dióxido de carbono em 20 anos.

A oficina foi dividida em duas turmas, período da manhã e da tarde. David Tsai e Felipe Barcellos do IEMA apresentaram a calculadora de emissões atmosféricas batizada de PlanFrota, sua funcionalidade, como utilizá-la e tiraram dúvidas. Além das operadoras, representantes das empresas Mercedes-Benz e Scania, do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanuss) e das organizações Cities Climate Leadership Group (C40) e International Council on Clean Transportation (ICCT) acompanharam a oficina a convite da SPTrans.

Os funcionários das empresas operadoras estiveram atentos durante toda a apresentação. “Gostei bastante do curso, bem dinâmico. E a ferramenta é fundamental para nós”, afirmou William de Oliveira, da Transunião Transportes. “Ela não é a solução para todos os problemas, mas a partir da ferramenta teremos possibilidades de fazer relatórios e testarmos soluções diferentes como programar aquisições em um tempo adequado”, diz João Pereira, da Alfa Rodobus. “Ainda não temos controle sobre a emissão de poluentes, ela vai agregar bastante informações e conhecimentos, mais detalhes sobre nossa frota”, conta Pereira.

“O IEMA conseguiu traduzir a complexidade desta operação em uma ferramenta de fácil uso, que integra as diferentes variáveis como tamanho da frota, tipo de ônibus, tipo de combustível e emissões”, afirma Ilan Cuperstein, vice-diretor regional para a América Latina na C40. “Como parceiros da prefeitura de São Paulo e da SPTrans, a C40 está confiante que essa ferramenta ajudará os operadores a planejarem de maneira mais fácil e rápida a transição para uma frota de ônibus com zero emissão”, completa.

Em janeiro de 2020, todas as operadoras devem entregar para a SPTrans o cronograma de troca de frota estimado para todo o período da concessão. Segundo Simão Saura Neto, da SPTrans, o uso da ferramenta pelas empresas operadoras de ônibus é opcional. Porém, a SPTrans utilizará a PlanFrota para calcular as emissões anuais de 2016 a 2038 por lote de concessão. A calculadora está completa com fatores de emissão já validados pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Poluição do ar e mudanças climáticas
Na PlanFrota, as operadoras inserem a caracterização da sua frota e as fontes energéticas utilizadas. Dessa forma, a ferramenta faz simulações automáticas de como será a redução de dióxido de carbono (CO2), gás do efeito estufa atrelado ao aquecimento global, e de material particulado (MP) e de óxidos de nitrogênio (NOx), dois poluentes que fazem mal à saúde. Em seguida, aponta se elas conseguirão cumprir a redução dessas emissões dispostas nos contratos firmados entre as empresas e a SPTrans.

A PlanFrota compara para cada ano de 2019 até 2038, prazo para o cumprimento completo da Lei, as emissões projetadas com os níveis referentes a 2016, ano de referência para o qual foram estabelecidas as metas de redução de emissões. A ferramenta já foi apresentada no Comitê Gestor do Programa de Acompanhamento da Substituição de Frota por Alternativas Mais Limpas (Comfrota-SP), que tem a função de avaliar o cumprimento das metas de redução de emissões.

Essa calculadora de emissões é uma parceria com o poder público. Ela foi disponibilizada de maneira gratuita e, futuramente, pode ser empregada por outros munícipios que busquem redução de emissões de gases poluentes e de gases do efeito estufa do seu transporte público. Durante o workshop, foram identificados alguns ajustes a serem realizados na PlanFrota. Após essas mudanças, o IEMA disponibilizará a ferramenta para demais interessados.