O Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) marcará presença na 29ª Conferência das Partes (COP 29) da Convenção-Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (UNFCCC), realizada entre 11 e 22 de novembro em Baku, Azerbaijão. Com quatro representantes – incluindo os gerentes de projeto David Tsai e Ricardo Baitelo, Felipe Barcellos e Silva, líder de projetos, e Isis Nóbile Diniz, coordenadora de comunicação –, o IEMA participará ativamente de sete debates e também acompanhará temas essenciais para as ações de redução de emissões e melhora da qualidade de vida relacionada à questões socioambientais apoiadas pela organização.
Entre os tópicos de interesse que a equipe do IEMA deve acompanhar e compartilhar estarão: emissões de metano, qualidade do ar e controle de emissões, transição energética, transporte de cargas, biocombustíveis, Amazônia e preparativos para a COP 30. O Brasil, que sediará a conferência do clima em Belém do Pará, em 2025, busca reforçar seu espaço de protagonista nas discussões climáticas e ambientais globais. Assim, a COP 29 é uma oportunidade única para fortalecer a posição do Brasil, conectando as pautas climáticas às questões da Amazônia e preparando o terreno para a próxima conferência em território brasileiro.
Vale ressaltar que um dos principais temas da COP 29 é o financiamento para ação climática em países em desenvolvimento, que busca superar os atuais US$ 100 bilhões anuais. A discussão envolve definir o novo valor, o prazo para atingi-lo e quais países deverão contribuir. Ou seja, a expectativa é que o “Ano das Finanças” estabeleça um financiamento climático ambicioso e acessível para uma ação efetiva e equitativa.
A participação do IEMA na COP 29 reforça o compromisso da organização com a agenda climática global, focada em garantir uma transição energética justa e em promover políticas e práticas de preservação ambiental que posicionem o Brasil como referência mundial.
Acompanhe os debates dos quais a equipe participará
Local: Side Event (Evento oficial da ONU)
Alavancando as NDCs para a transição gradual dos combustíveis fósseis e proteção da biodiversidade (Leveraging NDCs to transition away from fossil fuels and protect biodiversity)
Painelista: Ricardo Baitelo
Quando: 14/11 (quinta-feira)
Horário: 18h30 em Baku | 11h30 em Brasília
Infraestrutura sustentável na Amazônia: caminhos para a transição energética e ecológica (Sustainable Infrastructure in the Amazon: Pathways to Energy and Ecological Transition)
Painelista: Ricardo Baitelo
Quando: 20/11 (quarta-feira)
Horário: 15h em Baku | 8h em Brasília
De Baku a Belém: como o Brasil entregará uma política climática mais ambiciosa e liderará pelo exemplo? (From Baku to Belém: how Brazil will deliver more ambitious climate policy and lead by example?)
Painelista: David Tsai
Quando: 21/11 (quinta-feira)
Horário: 18h30 em Baku | 11h30 em Brasília
Local: Regional Climate Foundations Pavilion (Pavilhão das Fundações Climáticas Regionais)
Rumo à transparência dos dados de emissões: orientando a Aliança do Observatório de Metano para impulsionar soluções climáticas locais (Towards emissions data transparency: Guiding the Methane Observatory Alliance to drive local climate solutions)
Painelista: Felipe Barcellos e Silva
Quando: 14/11 (quinta-feira)
Horário: 13h45 em Baku | 6h45 em Brasília
Além do Compromisso de Metano: avançando a eliminação do uso do GNL na COP 30 (Beyond Methane Pledge: Pushing for the phaseout of LNG in COP 30)
Painelista: Ricardo Baitelo
Quando: 19/11 (terça-feira)
Horário: 15h em Baku | 8h em Brasília
Local: Global Methane Hub Pavilion (Pavilhão do Hub Global de Metano)
Metano e justiça climática: lições de organizações da sociedade civil para uma ação climática inclusiva e eficaz (Methane and climate justice: Lessons from civil society organizations for inclusive and effective climate action)
Painelista: David Tsai
Quando: 19/11 (terça-feira)
Horário: 11h em Baku | 4h em Brasília
Local: Asia Climate Solutions (Soluções Climáticas da Ásia)
Da terra ao transporte marítimo: esforços transcontinentais para a transição do GNL (From land to shipping: cross-continental efforts to transition beyond LNG)
Painelista: Ricardo Baitelo
Quando: 20/11 (quarta-feira)
Horário: 9h em Baku | 2h em Brasília
Para mais informações e detalhes da programação, siga o perfil do IEMA nas redes sociais.
Foto: Teymur Mammadov/ Unsplash