Onde ficam e quantos são os estabelecimentos extrativistas, agrícolas e de silvicultura que ainda estão sem energia elétrica na Amazônia?

O Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) convida para o lançamento do seu novo estudo

“Mapeamento da sociobioeconomia: bases para políticas de inclusão energética na Amazônia Legal”

📅 Data: 5/11
⏰ Hora: 10h
📍 Transmissão ao vivo:youtube.com/@institutoenergiaemeioambiente

O relatório pioneiro sistematiza evidências quantitativas e qualitativas sobre os territórios extrativistas da Amazônia Legal, suas produções e o acesso à infraestrutura elétrica.

O estudo mostra que:

  • A sociobioeconomia, baseada na produção extrativista e agricultura familiar, contribui para a economia da floresta em pé e para o bem viver das comunidades, sem comprometer a integridade ambiental;
  • A exclusão elétrica limita o beneficiamento de produtos da sociobiodiversidade e restringe a inclusão produtiva das populações tradicionais;
  • A ausência de dados desagregados e a baixa capilaridade institucional são desafios estruturais para a formulação de políticas públicas eficazes;
  • A pesquisa identifica os principais gargalos estruturais e informacionais que impactam o desenvolvimento sustentável na região.

Participe do lançamento e acompanhe como este mapeamento inédito pode orientar políticas públicas para fortalecer a economia da sociobiodiversidade e garantir inclusão energética na Amazônia Legal.

Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA)
Privacy Overview

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.