Representantes do setor privado, especialistas e organizações não governamentais se reuniram no workshop Descarbonização do Transportes de Cargas no Brasil para debater a importância, os desafios e os caminhos para ampliar a participação dos modais ferroviário e aquaviário no transporte de cargas no país e seus desdobramentos em termos de emissões de gases de efeito estufa. O evento aconteceu em Brasília, em maio.
Organizado pelo IEMA, com apoio do Instituto Centro de Vida, o workshop contou com apresentações do economista Bernardo Figueiredo, ex-presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e ex-diretor Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); de Luís Henrique Teixeira Baldez, presidente da Associação Nacional dos Usuários de Transporte de Carga (ANUT); de Ramon Victor Cesar, professor da Fundação Dom Cabral (FDC); e de André Luís Ferreira, diretor-presidente do IEMA.
Subsidiadas pelos dados e informações apresentados pelos palestrantes, foram discutidas as barreiras e as oportunidades para expandir os modais ferroviário e aquaviário no transporte de cargas. Entre as questões abordadas, destaca-se a necessidade de aperfeiçoamento da política, do planejamento e da regulação do transporte de carga; o estudo dos cenários de infraestrutura logística para o horizonte temporal 2035; e a integração entre políticas de energia, transportes e clima.
Para baixar as apresentações do seminário sobre logística, clique nos links:
Desafios para a ampliação da participação dos modais ferroviário e aquaviário no transporte de carga;
Demanda de energia e emissões de gases de efeito estufa no transporte de carga;
Desafios para ampliação da participação do modal ferroviário de carga: análises e proposições;
Cenários 2035 de infraestrutura em logística de transportes no Brasil.
Este workshop fez parte do projeto Brasil Carbono Zero 2050 que, além do IEMA, conta com a participação do Observatório do Clima, GT Infraestrutura, ClimaInfo, Instituto Centro de Vida (ICV), O Mundo que Queremos e WRI Brasil. Uma coalizão de organizações da sociedade civil empenhada em facilitar a transição do país para uma economia de baixo carbono.
Durante o primeiro semestre de 2019, os integrantes do Projeto Brasil Carbono Zero 2050 debateram as bases necessárias para o país zerar as emissões de carbono até 2050 nas áreas de indústria, mobilidade urbana, energia elétrica e logística. Mais informações podem ser encontradas no site oficial do encontro Brasil Carbono Zero 2050 – O Caminho.