outubro de 2024
English
Publicações
Promover a mobilidade urbana inclusiva e de baixas emissões de poluentes atmosféricos e GEE
No Brasil, o transporte individual motorizado e por combustível fóssil é predominante no deslocamento de passageiros, o que causa um impacto direto nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) e na qualidade do ar das grandes cidades. Mesmo se fossem empregadas fontes de energia mais limpas, a promoção do uso de carros em vez do transporte coletivo acarreta outros problemas como acidentes de trânsito, congestionamentos, custos socioeconômicos elevados e a dificuldade de acesso à cidade para pessoas de baixa renda.
Existem diversas alternativas para alcançar uma mobilidade urbana com baixas emissões. Assim, o Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) entende que seu papel é avaliar os impactos de diferentes cenários e de políticas públicas relevantes para a mudança por uma mobilidade urbana inclusiva e de baixas emissões de poluentes do ar e de gases de efeito estufa, estes responsáveis pelo aquecimento global.
Nesse sentido, a organização busca colaborar com os avanços na adoção de um conjunto de medidas que, além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e de poluentes atmosféricos, ampliem o acesso das pessoas às oportunidades que as cidades oferecem de maneira justa e segura. Em especial, o instituto apoia políticas que promovam o uso de transportes ativos, como caminhar e andar de bicicleta, e o fortalecimento do transporte coletivo.
Linhas de ação:
outubro de 2024
English
Publicações
outubro de 2024
Publicações
novembro de 2023
Publicações
setembro de 2023
English
Publicações
setembro de 2023
Publicações
outubro de 2022
English
Publicações
julho de 2022
English
Publicações
junho de 2022
Publicações
dezembro de 2021
English
Publicações
outubro de 2021
Publicações
outubro de 2021
Publicações
novembro de 2020
Publicações
janeiro de 2010
Publicações