
Promover a mobilidade urbana inclusiva e de baixas emissões de poluentes atmosféricos e gases de efeito estufa
No Brasil, há a predominância do transporte individual motorizado no transporte de passageiros. Os carros. O que impacta diretamente nas emissões de gases de efeito estufa e na qualidade do ar dos grandes centros urbanos, visto que a maioria deles queima combustível para mover seus motores. Mesmo se usassem fontes de energia mais limpas, incentivar o uso deles no lugar de transporte coletivo traz outros problemas: vítimas de trânsito, congestionamento, custo econômico social e diminuição da acessibilidade da população de baixa renda.
Há diversas possibilidades para se alcançar a mobilidade urbana de baixas emissões. Por isso, o Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) entende que seu papel é avaliar os impactos de diferentes cenários e de políticas públicas relevantes para a mudança por uma mobilidade urbana inclusiva e de baixas emissões de poluentes do ar e de gases de efeito estufa, estes responsáveis pelo aquecimento global.
Desse modo, o IEMA busca colaborar com o avanço na adoção de um conjunto de medidas que, ao mesmo tempo reduzindo as emissões de gases de efeito estufa e de poluentes atmosféricos locais, amplie a acessibilidade das pessoas às oportunidades que as cidades oferecem de forma justa e segura. Principalmente, o IEMA apoia políticas favoráveis ao transporte ativo e ao transporte coletivo.
Linhas de ação:
julho de 2022
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junho de 2022
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outubro de 2021
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outubro de 2021
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novembro de 2020
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janeiro de 2010
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